Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Aspectos Geográficos

1 - LOCALIZAÇÃO:

O município de Santa Brígida está localizado no Nordeste do Estado da Bahia, na Microrregião de Paulo Afonso, área inserida no polígono das secas. O Município fica à margem direita do Rio São Francisco numa distância de mais ou menos 30 km. Localização da microrregião do São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, atravessa Minas e Bahia. Separa a Bahia de Pernambuco e Alagoas e Alagoas de Sergipe. É um rio brasileiro que oferece a redenção do Nordeste. MUNICÍPIOS DISTÂNCIA (KM)

Paulo Afonso................54 Km
Aracaju.....................254 Km
Salvador....................424 Km
Recife......................580 Km
Maceió......................360 Km

POVOADOS DISTÂNCIA A SEDE (KM)
Marancó.....................18 Km
Minuim......................18 Km
Colônia.....................15 Km
Km 40.......................13 Km

 

2 - REGIONALIZAÇÃO:

Microrregião Homogenia: (013) Jeremoabo - Região de Planejamento: (004) Nordeste

Região Administrativa: (010) Paulo Afonso - Região Econômica: (006) Nordeste

 

3 - LEGISLAÇÃO POLÍTICA/ADMINISTRATIVA

Lei de criação - Espécie e nº 1757 (vigente - Estadual).

Emancipação Política: 27.07.1962 Diário Oficial 31.07.62

Data de criação do heráldico do município - 1983

Município de Origem: Jeremoabo

Em outubro de 1962 ocorreu a 1ª eleição, foi eleito o 1º prefeito o Sr. Zenor Pereira Teixeira, empossado em 07 de abril de 1963. sendo os vereadores Lindoaldo Alves de Oliveira, Esael Vicente dos Santos, João Manoel Alves, Ranulfo Machado de Alencar, Elias Miguel do Nascimento, Cícero Barbosa dos Santos, João Alves Barbosa, João Alves de Matos.

Em 1966 foi eleito o 2º prefeito, o Sr. Lindoaldo Alves de Oliveira, empossado em 07 de abril de 1967, sendo os vereadores: Aristeu Martins Oliveira, Manoel Teixeira da Silva, Alfredo Gomes da Silva, João Alves de Matos, Antônio Gomes da Silva, Pompeu Moreira, Severino Gomes da Cruz, José Francisco da Silva e José Marcelino Bezerra.

Em 1970 foi eleito o 3º prefeito o Sr. Zenor Pereira Teixeira, empossado em 31 de janeiro de 1971, sendo os vereadores: José Manoel de Araújo, Agripino Manoel Araújo, Manoel Teixeira, Ranulfo Machado de Alencar, Antônio da Silva Feitosa, Pedro Vieira do Nascimento, José Francisco da Silva, Manoel Carlos Correia Gama e José Marcelino Bezerra.

Em 1972 foi eleito o 4º prefeito o Sr. Raimundo Santana Gomes, empossado em 01 de fevereiro de 1973, sendo os vereadores: Antônio da Silva Feitosa, José Franco Viera, Manoel Carlos Correia Gama, Izaque Francisco de Brito, João Alves de Matos, Cícero Pedro dos Santos, José Marcelino Bezerra, José Manoel de Araújo e Pedro Vieira do Nascimento.

Em 1977 foi eleito o 5º prefeito o Sr. Zenor Pereira Teixeira, empossado em 01 de fevereiro de 1978, sendo os vereadores: Aristeu Martins de Oliveira, Izaque Francisco de Brito, Antônio Ribeiro dos Anjos, Lindoaldo Alves de Oliveira, João Alves de Matos, José Manoel de Araújo, Cícero Pedro dos Santos, José Hugo Varjão e Pedro Vieira do Nascimento.

Em 1982 foi eleito o 6º prefeito o Sr. José Franco Vieira, sendo os vereadores: João Alves de Matos, Lindoaldo Alves de Oliveira, Antônio Ribeiro dos Anjos, Rosália Rodrigues de França, Aristeu Martins de Oliveira, José Hugo Varjão, Adelson Teixeira Lima, José do Carmo Magalhães e Alfredo Gomes da Silva.

Em 1988 foi eleito o 7º prefeito a Srª. Rosália Rodrigues França, sendo os vereadores: Cirineu Teixeira de Souza, José do Carmo Magalhães, Manoel Mendes Santana Feitosa, Vilfredo Guerra Lima, Heleno José de Santana, Maria Edileuza da Silva Varjão, Antônio Carlos Andrade Silva, Adelson Teixeira Lima e José Dantas Barbosa.

Em 1992 foi eleito o 8º prefeito o Sr. Miguel Campos, sendo os vereadores: José do Carmo Magalhães, Adelson Teixeira Lima, Antônio Carlos Andrade Silva, Heleno José de Santana, Edilza Dantas Gama, Antônio França dos Santos, Maria Dolores da Cruz dos Anjos, Gilberto Melo Lima, Cirineu Teixeira de Souza.

Em 1996 foi eleito o 9º prefeito a Srª. Rosália Rodrigues França, sendo os vereadores: Antônio Carlos Andrade Silva, Antônio Nunes do Amaral, Adelson Teixeira Lima, Rosangela Caetano de França, Edilza Dantas Gama, Givaldo Barbosa da Silva, Heleno José de Santana, José Dantas Barbosa, Roberto Percílio Alves.

Em 2000 foi eleito o 10º prefeito o Sr. Francisco José de França, sendo os vereadores: Givaldo Barbosa da Silva, João Carlos Teixeira Lima, Cirineu Teixeira de Souza, Maria Dolores da Cruz dos Anjos, Antônio Santana da Silva, Eraldo Alves de Matos, Antônio Carlos Andrade Silva, Cícero Roberto França dos Santos, Heleno José de Santana, Roberto Percílio Alves, José Dantas Barbosa.

 

4 - EXTENSÃO:

A área territorial do município é de 595 Km².

 

5 - LIMITES:

Faz limites com os municípios de Jeremoabo, Pedro Alexandre, Paulo Afonso e no estado de Sergipe com a cidade de Canindé do São Francisco.

Ao Norte: Paulo Afonso - BA e Delmiro Gouveia - AL
Ao Sul: Pedro Alexandre - BA e Jeremoabo - BA
Ao Leste: Canindé do São Francisco - SE
Ao Oeste: Raso da Catarina - BA

 

6 - POPULAÇÃO:

17.068 habitantes

Homens: 8.589
Mulheres: 8.479
População Urbana: 4.560 (26,72 %)
População Rural: 12.508 (73,28 %)

*Eleitores: 8.376
Sede: 3.565
Zona Rural: 4.811

 

7 - EXTENSÃO:

A área geográfica do município é de 900 Km². Com posição de 388º no score de desenvolvimento econômico no estado e taxa de (IDH) 0,323 no Índice de desenvolvimento humano.

Superfície: 852,60 km²
Densidade: 852,60 km²
Altitude: 285 m

 

Para maiores informações clique aqui