Prefeito participou da Autorização elaboração de projeto do Canal do Xingó, em Sergipe

Autor: Fonte: CODEVASF

Projeto de construção do Canal do Xingó, que vai beneficiar cerca de 70 mil pessoas na Bahia e em Sergipe, teve avanço concreto na última sexta-feira, 27, com a assinatura, em Sergipe, da ordem de serviço para a elaboração do anteprojeto.

Participaram da solenidade o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Elmo Vaz, e o governador do estado de Sergipe, Jackson Barreto o prefeito de Santa Brígida(BA) Gordo de Raimundo, na cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe. Na Bahia, a obra vai beneficiar enormemente a economia dos municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia.

Tanto em um quanto em outro município baiano, em torno de 5.000 hectares de terra serão beneficiados com projetos de irrigação, com o envolvimento de centenas de famílias, que aguardam com ansiedade a implantação do projeto.

O projeto vai nortear a construção dos primeiros quilômetros do canal a partir de Paulo Afonso, na Bahia, até Poço Redondo, em Sergipe - uma obra estimada em R$ 1,2 bilhão. O investimento no anteprojeto é da ordem de R$ 6,8 milhões.

Essa primeira etapa do canal terá cerca de 130 quilômetros de extensão e será composta por túnel, aquedutos, barragens, estruturas de controle, pontes e passarelas. A captação da água, originária do rio São Francisco, ocorrerá no reservatório de Paulo Afonso.

De Paulo Afonso, a água seguirá até o reservatório R-5, no município de Poço Redondo, passando antes por áreas de Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE). Um público aproximado de 70 mil pessoas será beneficiado nos dois estados.

Da mesma forma que o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, considero que a construção do Canal do Xingó vai representar a redenção dessa parte do semiárido, tanto no estado que represento a Bahia, quanto no estado de Sergipe.

O anteprojeto de engenharia proverá à Codevasf informações tais como posicionamento adequado das tomadas de água do sistema; necessidade de ajustes no traçado do canal; dimensionamento e posicionamento de reservatórios e barragens; avaliações geológicas e de solo; e indicações de orçamentos e soluções técnicas diversas.

A obra do Canal do Xingó, estimada em R$ 2,4 bilhões, será executada em regime diferenciado de contratação (RDC) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), conforme decisão da presidente Dilma.

Quando estiver concluído, o canal deverá ter mais de 300 quilômetros de extensão, ampliando a oferta de água potável na Bahia e em Sergipe, fortalecendo vocações econômicas da região, como a agricultura irrigada e a pecuária leiteira.