Campanha “Outubro Rosa”

Caminhada Outubro Rosa
Palestra no Clube Municipal
Espaço da Beleza
Galeria de imagens Galeria de fotos

Na manhã da última terça-feira (14) centenas de pessoas saíram em caminhada pelas ruas da cidade, início oficial da campanha de conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero, conhecida como Outubro Rosa.

A prefeitura de Santa Brígida, por meio da Secretaria Municipal da Saúde aderiu mais uma vez ao movimento "Outubro Rosa", a campanha busca alertar sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce.

Após a caminhada, aconteceu no Clube Hélio Alves de Oliveira palestra sobre a campanha, o Prefeito Gordo de Raimundo prestigiou o evento e destacou a importância do trabalho do servidor público da Saúde para ajudar a população na conscientização e identificação da doença, estiveram presentes, a Secretária Municipal de Saúde, Elisângela Silva, a Chefe de Gabinete Marivônia Marques, a Diretora dos Conselhos Municipais, Lucilene Machado, a Secretária de Desenvolvimento Social, Sônia Maria e o Grupo de Idosos Viver e Conviver acompanhado pela Assistente Social Elaine Cristina, Agentes de Saúde e demais colaboradores da Prefeitura, as palestra sobre o câncer de mama e colo do útero foram feitas pelas enfermeiras Juliana (PSF sede II), Salézia Jane (PSF sede III) e Laiani (PSF sede I), o evento contou com espaço da beleza onde foram feitos penteados e maquiagem, todo o evento foi coordenado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com: Priscyla Raiamma (nutricionista), Thais Sandes (psicóloga) e Cistiane Miná (assistente social).

Durante todo o mês de outubro, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai reforçar os trabalhos de prevenção e controle da doença.

Veja a programação da Prefeitura de Santa Brígida:

PROGRAMAÇÃO:

Local: Clube Hélio Alves de Oliveira
Data: 14.10.2014 / Horário: 9 horas
(Abrangendo os PSF I, II, III)

Local: PSF Marancó
Data: 16.10.2014 / Horário: 9 horas

Local: PSF KM 40
(Abrangendo o PSF Colônia)
Data: 21.10.2014 / Horário: 9 horas

Local: PSF Minuin
Data: 23.10.2014 / Horário: 9 horas

Outubro Rosa

A razão do Outubro Rosa está relacionada aos números da doença. O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em vários países do mundo, inclusive no Brasil. A doença vem apresentando taxas de incidência crescentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 50.000 novos casos e cerca de 11.000 mortes decorrentes da doença. A maior parte dessas mortes é atribuída ao diagnóstico tardio.

Informações sobre o Câncer de Mama:

(Fonte: Ministério da Saúde)

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 50 mil delas descobrirão que estão com a doença este ano. É ele também o que mais mata: os últimos dados oficiais disponíveis atestam mais de 11.860 mortes (2008) em todo o país. A maior parte dessas fatalidades poderia ser evitada. Com os tratamentos disponíveis, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 95% quando diagnosticado precocemente. No Brasil, porém, a descoberta acontece quase sempre em estágio avançado.

Sintomas do Câncer de Mama

Os sintomas palpáveis do câncer de mama, são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou um aspecto semelhante a casca de laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O câncer de mama não é exclusivo de mulheres, podendo mesmo sendo raro, se apresentar em homens. Calcula-se de 6 a 8 anos o período para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo destas evoluções, se as mamas são periodicamente examinadas.

Diagnóstico da doença

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são: o exame clínico da mama e a mamografia. O exame clínico das mamas (ECM) quando realizado por um médico ou enfermeiro, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial. A sensibilidade do ECM varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos, e em torno de 71% nas que estão entre 40 e 49 anos. A especificidade varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59 e entre 71% a 84% nas que estão entre 40 e 49 anos.

Recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama

O Instituto Nacional do Câncer - INCA recomenda que:

1 - Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base cientifica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama;

2 - Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas de câncer de mama e procure avaliação médica;

3 - Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias;

4 - Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos;

5 - Todo serviço de mamografia participe de Programa de Qualidade em Mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias;

6 - Toda mulher saiba que o controle do peso e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama;

7 - A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.