14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Autor: Fonte; Ascom/Sesab/Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

O Dia Mundial do Diabetes foi instituído pela Federação Internacional de Diabetes, entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzido no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Diabetes, com a parceria das secretarias estaduais e municipais da Saúde, buscam massificar informações sobre a doença e sua prevenção.

Em vários países do mundo, o alerta é feito durante todo o mês de novembro, conhecido como "Novembro Azul". Isso porque, o símbolo global do diabetes é um círculo azul, cor que reflete o céu que une todas as nações e a bandeira das Nações Unidas; o círculo, em diferentes culturas, simboliza vida e saúde. O circulo azul representa a unidade da comunidade mundial em resposta à epidemia do diabetes, doença que em todo o mundo, mata uma pessoa a cada 8 segundos.

Estatísticas

Entre 2000 e 2010, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença matou mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em número de casos no mundo. Atualmente, são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente pessoas obesas acima de 40 anos.

Dados da Bahia apontaram uma prevalência de diabetes auto referido de 6,5% na população de 18 anos e mais. Em números absolutos, isso representa em torno de 635.751 pessoas. Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, em 1988, mostrou que uma média de 7,2% da população maior de 30 anos, no Brasil, tinha diabetes. As estatísticas mostram a importância das ações de promoção à saúde que possibilitem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes, como destaca a diretora do Cedeba, a endocrinologista Reine Chaves.