Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o GAASB realizaram a confecção e entrega de lixeiras recicladas para as Escolas da Rede Municipal

Autor: Fonte: Marcelo França/ASCOM/PMSB

Foi pensando em uma forma de não descartar e da utilidade a uma grande quantidade de garrafões de água mineral, que a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o GAASB, tiveram a ideia de reciclar todo o material que seria descartado no lixo, fazendo com que os garrafões retornassem as instituições de ensino, mas, de uma forma deferente.

Quando a Secretaria lançou o convite ao coletivo (GAASB) para fazer parte do que seria confeccionar cada garrafão de água mineral e transforma-lo em lixeira, o aceitamento da proposta foi imediato, e o trabalho em equipe fez com que o grupo conseguisse realizar o feito com agilidade e estratégia. Estimasse que mais de (300) trezentos garrafões de água mineral passaram pelas mãos do Grupo Aventura Ambiental Santa Brígida, durante o ano de 2014.

A entrega ocorreu por etapas, cada escola recebia suas lixeiras conforme a quantidade solicitada. A parte que envolve arte e pintura o GAASB pensou em deixar por conta das escolas, uma estratégia que obtivesse o contato dos alunos na construção. Achamos que, "tendo o envolvimento do aluno nessa parte de ser responsável por algum feito, serve de estimulo para que o mesmo não destrua o que ajudou a construir e faça disso uma utilidade". A ideia desde início foi que déssemos uma nova vida a um material que seria descartado no lixão à oportunidade em retornar de onde veio e, a partir então, ele servisse de instrumento educacional no processo de uma escola limpa.

As escolas beneficiadas da rede municipal em Santa Brígida foram: Portela, Mãe Ana, Luiz Eduardo Magalhães, Creche Luiz Eduardo Magalhães e o Pedro Batista.

Na zona rural foram: Centro Educacional Alfra Barbosa Valadão - Marancó, Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira - Colônia, Centro Educacional Antônio da Silva Feitosa - Minuim, Escolas Nucleadas II e Escolas Reunidas.

A reciclagem é um ato fundamental no processo sustentável escolar e, trabalhar em conjunto com instituições e sociedade é está disseminando o conhecimento em prol da educação ambiental. A garrafa de água mineral por sua vez leva em média (400) quatrocentos anos para se decompor na natureza, e juntos conseguimos evitar esse impacto e desperdício.