Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

GAASB e Secretaria de Meio Ambiente indicam 05 cinco atitudes que ajudam a manter a água ativa na Fonte de Pedra

Autor: Fonte: Marcelo França/ASCOM/PMSB

Uma equipe do GAASB descobriu no último sábado (21) que a Fonte de Pedra, localizada na entrada da Serra do Galeão no sentido Casa Barros, está completamente seca. E com isso, descobrimos alguns fatores que contribuíram para que a fonte chegasse a esse ponto. Estamos em alerta com o ocorrido, sabemos que a fonte é muito importante e, pode-se dizer que a natureza de Santa Brígida (BA) pede ajuda por meio desses acontecimentos. Mas ficar de braços cruzados pode não ser uma boa ideia...

Por isso, pensamos em algumas atitudes que podem ajudar no processo de revitalização da fonte. E com sua ajuda, podemos reverter essa situação. Vamos lá?

01º Primeiro. Bom, antes de tudo, nós em quantos cidadãos, devemos ter respeito pelo nosso patrimônio, e mesmo que ele aparente ser inesgotável, como é o caso da própria Fonte de Pedra, já sabemos que não é por ai... Vimos que ela secou, e a sua recuperação irá ser um processo demorado, se caso não agirmos corretamente.

02º Segundo que, o lixo não deve ser descartado em qualquer lugar, existem lugares específicos pra isso (o que me refiro às lixeiras). Mas, se em sua rua por ventura não tiver, calma. Lixeiras em nossa bela cidade é uma preocupação, mas isso envolve questões políticas e, não é essa nossa causa no momento. Você deve aguardar os dias de coleta e esperar que os garis recolham o lixo em frente a sua casa, geralmente nas terças e sexta-feira, valendo principalmente para quem mora próximo a fonte.

03º Terceiro que, as famosas cavalgadas aos poucos vêm tomando espaço na cultura Santabrigidense, e com isso, surgem às preocupações. Dar água aos cavalos não é tarefa fácil quando se está na cidade, e a Fonte de Pedra sofre muito com tudo isso, pois os dejetos desses animais prejudicam a água e o visual da fonte. - Não queremos que seu animal fique com cede, muito pelo contrário... Mas usar um balde pode ser uma boa ideia em. [?]

04º Quarto. Cortar árvores, destruir plantas, queimar a vegetação é a pior agressão que se pode fazer a uma fonte. Sabiam que as árvores são a principal ligação entre a água subterrânea e o solo? Então fica o ditado "sem árvores não tem água" Deu para entender a importância?

05º Quinto e último, aproveite! Santa Brígida tem fontes incríveis espalhadas por seu território, e aqui vão algumas: Fonte Boa Esperança na Serra do Marancó, Fonte Gravatá, Fonte do Macetê 01, Fonte do Macetê 02... Vale apena conhecer cada uma! Agora faça sua parte, não contribua para destruição de nem uma delas. Ajude, proteja , Cuide. Pois "A cidade que agente quer, só depende do que agente faz".