Secretaria de Desenvolvimento Social realizou a 6ª Conferência de Assistência Social

Autor: Fonte: Marcelo França / Colaboração de texto. Elaine Cristina Silva

Aconteceu na manhã de quarta feira (17), no Clube Hélio Alves de Oliveira a 6 ª Conferência Municipal de Assistência Social cujo tema geral foi: Consolidar o SUAS De Vez Rumo à 2026, o evento contou com a presença da palestrante Jarlita Valéria de Andrade, Assistente Social da Prefeitura de Paulo Afonso. Na oportunidade relatou sobre a política de Assistência Social a nível Nacional, Estadual e Municipal.

A Secretária de Desenvolvimento Social Sônia Maria de Sá ao fazer uso da palavra apresentou os trabalhos desenvolvidos pela sua pasta que segundo a sua percepção o município conseguiu avanços como por exemplo uma sede própria para atender os beneficiários do programa Bolsa família, diversos cursos para geração de emprego e renda, tais como : Corte e Costura, Violão, Cabeleireiro(a) e Artesanato todos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos , além da política pública direcionada aos idosos bem como outras conquistas que foram pontuadas pela Secretária.

Também fez uso da palavra a Presidente do Conselho CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) Elaine Silva, que destacou a importância de outras políticas públicas setoriais como por exemplo, saúde e educação trabalharem em conjunto com a assistência social.

O Prefeito Gordo de Raimundo disse que sua gestão tem um olhar especial para as crianças e os idosos, pois o mesmo, desde que assumiu a administração não mede esforços para fortalecimento dessa política pública. Em seu discurso convocou a Sociedade para que junto com a Administração possam propor ideias para serem desenvolvidas nos próximos anos, destacou o Prefeito.

Os temas discutidos foram direcionados aos princípios fundamentais da Assistência Social, para ser consolidado o SUAS (Sistema único de Assistência Social) diante do pacto federativo, algumas das temáticas discutidas para serem levadas a X Conferência Estadual, entre muitos a participação Social, fortalecimento dos conselhos setoriais, qualificação dos trabalhadores do SUAS entre outros, seguem a baixo a lista dos representantes eleitos pela plenária.

Delegados da Conferência:

Sociedade Civil