Prefeitura de Santa Brígida desenvolve Programa Saúde na Escola

Autor: Fonte: Luiz Brito

O Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida para os estudantes. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria de Educação, que desenvolvem varias ações de Saúde voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede publica de ensino, trabalhando politicas Inter setoriais da Saúde na educação.

De acordo com a coordenadora do PSE, Fabíola Augusta de Carvalho as ações realizadas nas escolas possuem três componentes básicos: componente I: com avaliação antropométrica, saúde bucal, consultas oftalmológicas e verificação da situação vacinal. O componente II: possui ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável e prática corporal. Além de promover nas escolas: a cultura de paz e dos direitos humanos, a educação para a saúde sexual, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. Fabiola acrescenta que algumas dessas ações já estão sendo realizadas. Este ano, a semana saúde na escola, trabalhou o tema:

alimentação saudável, com palestras e atividades educativas com a orientação e acompanhamento da nutricionista Priscylla Fernandes.

O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do aluno e a capacidade operativa em saúde do escolar. A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde em prol de uma educação integral reforça Fabíola Carvalho.