Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realizou mais de 770 exames no município

Autor: Fonte: SESAB/ASCOM PMSB

Galeria de imagens Galeria de fotos

Com o objetivo de contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de mama no município de Santa Brígida, a estratégia itinerante do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Prefeitura Municipal trouxe mais um resultado satisfatório para a saúde das mulheres de Santa Brígida.

No último dia 22 a cidade recebeu a Unidade Móvel que permaneceu entre os dias 22 a 28 de agosto. Trata-se de uma carreta adaptada para a realização de exames digitais de mamografia que ficou localizada na praça de fé.
A Ação consiste na realização da mamografia (1ª fase) e exames complementares (2ª fase) para diagnóstico e encaminhamento das mulheres, com diagnóstico confirmado, para tratamento em Unidade de Referência (3ª fase), com atendimento de 140 mulheres/dia, com agendamento prévio.

A Sesab desenvolve desde 2011 o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama - Estratégia Itinerante, contribuindo com a identificação precoce, o diagnóstico e encaminhamento para tratamento das mulheres com diagnóstico positivo para esta patologia.

Durante o período foram realizados mais de 770 exames de mamografias em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. O serviço de saúde, além do agendamento dos exames durante as semanas, ofereceu transporte diário para as usuárias pertencentes à zona rural do nosso município.

Segundo a secretária municipal de saúde, Elisângela Silva, os objetivos foram alcançados de forma satisfatória."O serviço teve como principal objetivo ofertar às mulheres o exame de mamografia, sendo este, um exame essencial na detecção precoce para a prevenção do câncer de mama. Trabalhando com a prevenção diminuímos a necessidade do tratamento". Completa.

O prefeito Gordo de Raimundo também comentou os benefícios da parceria. "Quando existe parceria quem ganha é o povo. Fico extremamente satisfeito por ajudar a proporcionar tamanho benefício para nossa população". Afirmou o gestor.

Após os exames as pacientes aguardam o resultado que será entregue pelos Agentes Comunitários de Saúde.