Prefeito buscou ações para o município durante reunião com Secretário Estadual de Infraestrutura em Salvador

Autor: Fonte: MArcelo França
Prefeito Gordo de Raimundo em reunião

Durante sua viagem a Salvador o prefeito Gordo de Raimundo que também e presidente da Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano que reúne 23 municípios a (APSB), o gestor de Santa Brígida participou de reunião com prefeitos e presidentes de consórcios intermunicipais com o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti. O titular da pasta ouviu e tirou dúvidas dos gestores sobre obras em andamento e medidas tomadas com a extinção do Derba. Cavalcanti avaliou como positiva a troca de informações, uma vez que os prefeitos, segundo ele, "estão mais próximos da população e recebem mais facilmente às reivindicações" o encontro foi promovido pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB).

Com relação à queixa dos prefeitos diante da extinção do Derba e de estradas em má situação no estado, o titular da infraestrutura do estado disse que tudo será resolvido com a transição de modelos. "Vamos ter um novo modelo de conservação de rodovias, que os eixos maiores, as grandes rodovias de ligação do estado serão mantidas através do sistema CREMA, é um sistema igual ao DNIT, a empresa ganha para fazer o restauro e ela fica responsável durante cinco anos pela manutenção. Nas rodovias de tráfego intermediário, o estado vai fazer a manutenção por meio de suas empresas e a de menor tráfego, o estado contratará os consórcios para que possam executar os serviços de manutenção", explicou.

Ao final da reunião, o secretário disse que alguns encaminhamentos já podem ser tomados. "No caso da agência reguladora, nós temos um trabalho educativo que fazemos junto com a prefeitura e vamos fazer reuniões específicas com os prefeitos e seus secretários em relação a isso, não só de regularização das pessoas que fazem o transporte terceirizado, mas para empresas que rodam nas linhas de municípios ou passam por rodovias estaduais. Nós vamos estudar isso". Sobre o atendimento do Programa Luz Para Todos a um maior número de comunidades, Cavalcanti afirmou ser necessária uma participação efetiva dos prefeitos em conjunto com a Seinfra na cobrança à Coelba. "Do mesmo modo também desenvolvemos um trabalho em conjunto de estruturação dos consórcios. Eu acho que isso estamos deixando bem encaminhado e vamos ter em breve resultados para a população", ressaltou.