Secretária de Saúde realizou reunião geral para traçar estratégias de combate à Dengue, Zika e Chikugunhya no município de Santa Brígida

Autor: Fonte: Marcelo França/ASCOM/PMSB

A Secretaria Municipal de Saúde realizou realizou reunião geral para traçar estratégias de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, no município de Santa Brígida.

O momento foi conduzido pelo prefeito, Carlos Clériston de Santana Gomes, pela enfermeira, Nivia Fabiana da Silva, e pelos representantes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, NASF e Setor de Endemias.

As metas para o enfrentamento destas doenças foram traçadas em parceria com a Prefeitura Municipal e as seguintes secretarias: Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Cultura e Transporte.

Estas atividades serão de grande valia para conscientização de toda a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o agente transmissor das três doenças. Além disso, alertar sobre a necessidade de eliminar os focos de água parada, pois estes locais são propícios à criação e reprodução deste inseto.

As ações programadas serão intensificadas durante este mês de janeiro, onde os agentes de endemias em ação conjunta com os agentes comunitários de saúde estarão realizando visitas domiciliares, na sede do município e também na zona rural.

Além disso, a Secretaria de Saúde estará promovendo uma capacitação para as demais secretarias, no dia 20 de janeiro, no Clube Hélio Alves de Oliveira, cujo tema será "TODOS CONTRA A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA", com o objetivo de formar multiplicadores para reforçar a prevenção destas enfermidades.

É importante destacar que outras atividades, focando na eliminação do mosquito transmissor, foram programadas e serão realizadas durante todo o ano, pois o perigo aumentou e a RESPONSABILIDADE DE TODOS TAMBÉM.