Secretaria de Saúde promove a capacitação: Todos Contra a Dengue, Zika e Chikungunya

Autor: Por: Patrícia Lima de C. Papa

No último dia 20 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Brígida promoveu a capacitação "TODOS CONTRA A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA, no Clube Hélio Alves de Oliveira. Esta ação foi organizada pela enfermeira e primeira dama, Nivia Fabiana da Silva, e pelos representantes da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e NASF.

O principal objetivo desta capacitação foi a formação de multiplicadores para reforçar a prevenção e controle destas enfermidades. Além disso, demonstrar que o combate à tríplice epidemia (Dengue, Zika e Chikungunya) é prioritário no município de Santa Brígida, e que as ações setoriais e intersetoriais são fundamentais para o enfrentamento destas doenças.

O público alvo foi composto por funcionários das diversas secretarias: Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Educação. Além da presença de muitos parceiros, como os representantes das associações rurais, organizações não governamentais, entidades religiosas, entre outros.

Durante o evento foram realizadas diversas palestras, com o intuito de esclarecer os aspectos mais importantes com relação à Dengue, Zika e Chikungunya e a importância do combate ao mosquito transmissor. Além disso, ocorreram oficinas, onde os participantes dos diversos setores puderam traçar estratégias para somar na luta contra o Aedes Aegypti.

Os temas abordados foram os seguintes:

- Abordagem geral sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças da tríplice epidemia (Palestrante: Lydiane Mello Lima, coordenadora da Atenção Básica);

- Situação epidemiológica destas enfermidades na Bahia e em Santa Brígida (Palestrante: Maria Salete dos Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica);

- Importância da Rede de Atenção à Saúde (Palestrante: André Manoel de Araújo, apoiador institucional da Atenção Básica);

- Meio Ambiente e Sustentabilidade (Palestrante: Tarciana Carla Dantas Gama, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e GAASB- Grupo Aventura Ambiental de Santa Brígida).

É importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde continuará desenvolvendo outras atividades, focando na eliminação do mosquito transmissor, e convida você a participar desta luta. VOCÊ E A ÁGUA NÃO PODEM FICAR PARADOS!!!