Semana Santa movimentou a cidade e emocionou inúmeros Fiéis

Autor: Fonte: Marcelo França/ASCOM/PMSB
Grupo Coração Jovem

Os mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, foram vividos com muita fé pelos católicos de Santa Brígida no período de 20 à 28 de março, com uma programação cultural que contou com celebrações religiosas tradicionais dos devotos, romeiros, e apoiadas pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a paróquia de Santa Brígida da Suécia.

Tendo início na manhã do domingo de Ramos às 06:00 h com a subida à Serra do Galeão para Via Sacra, logo depois as 16hs aconteceu a tradicional procissão do Domingo de Ramos pelas principais Ruas da cidade culminando com a missa na Igreja Matriz de Santa Brígida.

Dando prosseguimento a programação aconteceu a procissão com saída da Igreja São Pedro - encontro de Nossa Senhora com o Senhor Morto (procissão de um lado as mulheres do outro os homens). Em seguida houve teatro pelas Ruas da cidade com o Grupo Coração Jovem do município de Pedro Alexandre, artistas amadores levaram muito emoção ao público em um espetáculo ao ar livre. " fiquei muito emocionada. Achei muito bonita a apresentação". Disse uma senhora a nossa equipe.

Atos Penitenciais marcaram a semana: penitência dos 70 X 7, Rosário de Nossa Senhora na Capela de São Jorge, a celebração da missa de lava-pés na igreja de Santa Brígida, que também emocionou, simbolizando o gesto de exemplo de humildade de Jesus.

Na sexta-feira da Paixão, santabrigidenses também apreciaram a exibição da Paixão de Cristo, em telão na praça Raimundo Santana.

Outros momentos marcantes foram às adorações, dia e noite, na Capela de São Jorge (atividades com os Romeiros; Dona Bahia, Zezito Apóstolo e Galego), procissão do Senhor Morto, orações no Cruzeiro da Igreja São Pedro e vigília penitencial.

Já Sábado de Aleluia foi marcado Caminhada silenciosa (pessoas com trajes brancos e descalços) seguida da Vigília Pascal do Fogo na Igreja de Santa Brígida finalizando com o Café (mesada) na casa do Beato Pedro Batista. Por fim, o Domingo de Páscoa encerrou a programação da semana Santa com a missa pascal celebrada pelo PE. Ednaldo na Igreja de Santa Brígida.