Igreja de São Pedro é reinaugurada e fiéis fazem grande festa

Autor: Fonte: Marcelo França/ASCOM/PMSB
Crédito imagem: Arléo Silva

Quem compareceu à reinauguração da Igreja de São Pedro (Paróquia de Santa Brígida da Suécia), viu a alegria do famoso grupo de Grupo de São Gonçalo, pessoas acompanhando na praça, na noite da última segunda-feira (28), não imagina que o pároco Edinaldo José tenha enfrentado enorme contradita para conseguir reformá-la.

"Foi uma luta conjunta, eu só tenho que agradecer a todo mundo, sozinho eu não estaria aqui, não é um mérito meu, mas nosso, tivemos aqui um mutirão que me fez lembrar JK na construção de Brasília: 50 anos em 5, fez a capital e ficaram às dívidas depois", relembra o pároco em tom de galhardia e emenda em seguida: "Fizemos em 15 dias o que precisaríamos fazer em 5 meses, e ficou aí uma dividazinha que todos vamos cumprir".

Edinaldo disse que passou angustia, sofreu e chorou, mas se fortaleceu com apoio que sempre teve dos paroquianos, do poder público, na pessoa do prefeito Gordo de Raimundo ‘parceiro de todas as horas', dos funcionários públicos, e, principalmente, do bispo dom Guido Zendron.

"Se o bispo dissesse pare, eu teria que parar. Mas ele apoiou. Disse que daria certo, que eu insistisse, de modo que ninguém trabalha sozinho na Igreja".

"Sei que o padre passou muitas angustias, muitos telefonemas a mim: ah que o padre destrói tudo, ah que o padre não respeita mais nada!, e isso e aquilo, sei que foi um momento difícil. Mas chegando aqui lembrei aquela frase de um grande escritor russo, num período de guerra "A beleza salvará o mundo".

Dom Guido mal chegou à igreja e o povo já vinha saldá-lo feliz: veja bispo que beleza! Na homilia, no entanto, dom Guido chamou atenção para uma ‘beleza' mais importante para a vida em comunidade do que a estética.
"Eu posso até dizer que não estou de acordo, mas é preciso reconhecer, para não ficarmos corruptos como àqueles soldados que, por causa do dinheiro, não admitiram a ressurreição. O primeiro ponto sempre é a unidade", alertou o bispo, e seguiu:

"A beleza que dá sentido à Igreja e à vida, é Jesus Ressuscitado, porque o filho do homem é o perfeito, é nele que encontramos a beleza do relacionamento conosco, entre nós e com Deus. É contemplando o rosto de Cristo mesmo na Paixão, que nós podemos aprender o que é a verdadeira beleza", sublinhou.
O homem livre

"Não se pode achar que a unidade vem sem sacrifício. Jesus para não perder a unidade com o Pai aceitou morrer na Cruz. "Pai afasta de mim este cálice, mas não a minha, e sim a Tua vontade seja feita". Para não perder a única possibilidade de salvar a cada um de nós, Ele aceitou a Cruz. Viver a unidade não é renunciar-se, mas viver profundamente a minha humanidade. Quem vive a liberdade pertencendo à Igreja, é mais livre do que aquele que não quer obedecer a ninguém, que se torna escravo de tudo e de todos".

Dom Guido agradeceu o apoio dos fiéis ao pároco e motivou-o a continuar perseverante e criativo.
Para finalizar, um pensamento do poetinha Vinícius de Morais, que intriga uns, causa indignação, mas que encontra consenso no trabalho do Pároco Edinaldo: ‘que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental'.