Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Qualificação para profissionais de saúde garantem melhores cuidados no pré-natal

Autor: ASCOM/PMPA


Garantir que as gestantes tenham melhores cuidados durante o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi o objetivo da capacitação para enfermeiros e médicos. O curso, que faz parte do Fórum Rede Cegonha, e teve como foco pré-natal de risco e alto risco.

De acordo com a enfermeira Renata Fernandes, o curso e uma parceria entre a Prefeitura de Paulo Afonso e Governo Federal, reunindo municípios da região, além de representantes da Dires, Univasf e do Hospital Nair Alves de Souza. "Esse Fórum discute a Rede Cegonha, que é uma política ministerial de atenção ao parto, o pré-natal e o puerpério. A ação capacita os profissionais para que o atendimento no pré-natal seja melhorado, com maior qualidade, e assim, as mulheres atendidas nas unidades de saúde, sejam acolhidas pelos profissionais da melhor forma e a gestação tenha o mínimo de problemas possíveis", falou a enfermeira.

A capacitação foi ministrada pela professora da Univasf Diana Pinheiro, que enfatiza a importância para a redução dos índices de morte materna. "No Brasil ainda temos o índice de morte materna elevada e a capacitação desses profissionais que vão receber essas mulheres, como os médicos e enfermeiros, contribui para a redução, porque esse é nosso objetivo - diminuir esses números alarmantes", falou.

Ela explica que Paulo Afonso, por ser a maior cidade da região, é uma sede e concentra a responsabilidade de capacitar por ser uma referência para as gestantes que vêm de outras cidades. "A partir do momento que treinamos o pessoal das unidades de saúde de outras cidades também estaremos melhorando a saúde do nosso município, porque ele recebe essas mulheres gestantes e vai acabar absorvendo a aplicação da má saúde de outros locais", falou Diana.

O Fórum Rede Cegonha, que acontece mensalmente, além de Paulo Afonso reúne os municípios de Rodelas, Glória, Macururé, Chorrochó, Abaré, Jeremoabo, Santa Brígida e Pedro Alexandre.