Gestor participa da UPB Capacita em Juazeiro

Foi aberto na manhã desta quarta-feira (15), em Juazeiro, o UPB Capacita. O evento realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) tem como objetivo orientar de forma regionalizada os agentes públicos dos municípios, no controle interno, prestação de contas e financiamento da educação, entre outros temas ligados à gestão. O encontro reuniu mais de 200 técnicos municipais e mais de 10 prefeitos do Vale do São Francisco e Nordeste do estado, entre eles presidentes de consórcios públicos intermunicipais.

Na abertura, o prefeito anfitrião, Paulo Bomfim, que também é vice-presidente da UPB, agradeceu a entidade, na figura do presidente Eures Ribeiro, por atender à solicitação de levar o UPB Capacita a Juazeiro, qualificando o trabalho dos servidores locais. "Para que a gente possa errar o mínimo possível, fazendo com que os problemas do dia a dia se minimizem", reforçou.

No evento, Clériston Gomes, prefeito de Santa Brígida e presidente do Consórcio do Sertão Baiano, ressaltou que as exigências dos órgãos de controle demonstram a necessidade de capacitar as equipes para que "prestem um melhor serviço à população". Já a prefeita Joilma Dantas de Banzaê afirma que o tema trazido "está batendo na porta de todos os prefeitos". Segundo ela, "não é um momento pomposo é de conhecimento".

Diversos temas nacionais que afligem os gestores também foram destacados pelos prefeitos. Genário Rabelo, presidente do Constesf e prefeito de Canudos, lembrou as grandes obrigações repassadas aos municípios e a necessidade de unificar as eleições no Brasil para a economia do erário público. Já o prefeito de Queimadas e presidente do Consisal, André Luiz, disse que os municípios caminham para metade do ano e até agora não foi dito pelo Governo Federal o que será feito da educação.