Eventos Setoriais da Programação de Execução do Plano de Saneamento Básico - Santa Brígida

Aconteceu entre os dias 19 e 20 de Novembro os eventos setoriais do PMSB, que teve como objetivo a participação social na discussão e definição de Programas, Projetos e Ações e da Programação da Execução e apresentação dos Indicadores de Desempenho, além do estímulo e qualificação dos atores sociais para o efetivo controle social. Esta é uma das etapas mais relevantes para elaboração e consolidação deste Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que irá se transformar em lei municipal.

Em todos os eventos, os participantes foram orientados a formar três ou quatro grupos, organizados para debater as componentes do Saneamento Básico (Abastecimento de água; Esgotamento Sanitário; Drenagem de águas pluviais; e Resíduos Sólidos). Com a finalidade de ativar a memória dos participantes em relação ao que foi construído anteriormente, os problemas e as soluções foram expostos em planilha eletrônica e em material impresso. Membros dos Comitês de Coordenação e Executivo, formado por representações do governo municipal, Embasa e da sociedade civil organizada se organizaram para participar de todos os eventos, atuando como moderadores e realizando a abertura institucional do Evento Setorial.

No dia 19 os eventos ocorreram em Marancó e Minuim, contando com a participação das localidades circunvizinhas, e no dia 20 foi a vez da Sede e Colônia ter seu espaço de escuta e debates sobre este tema essencial para nossas vidas. A próxima etapa, que deve ocorrer no início do próximo ano, é a audiência pública na Câmara de vereadores, com a finalidade de finalizar o processo transformando o Plano de Saneamento Básico em uma Lei Municipal com Programas, Projetos e Ações a serem implementados no período de 20 anos.