Mutirão de combate à DENGUE aconteceu nos povoados Minuim, Marancó e Araújo

Autor: Patricia Papa

O povoado Minuim recebeu o mutirão de combate à dengue no dia 08 de maio (quarta-feira), e no dia seguinte, 09 de maio (quinta-feira), a caravana "TODOS CONTRA A DENGUE" realizou uma grande mobilização nos povoados Marancó e Araújo.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou estas atividades preventivas, em parceria com a Prefeitura Municipal e as seguintes secretarias: Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura.

É importante destacar a participação do Centro Educacional Antônio da Silva Feitosa (Povoado Minuim), Centro Educacional Alfra Barbosa Valadão (Povoado Marancó) e Escola Municipal Simião Alves de Matos (Povoado Araújo), onde alunos, professores, funcionários e organizadores do evento participaram de caminhadas pelas ruas e de atividades culturais, com objetivo de promover orientação sobre "O COMBATE À DENGUE".

Para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, os moradores puderam ajudar na limpeza, retirando de suas casas todo material que acumulasse água. E logo após, a Prefeitura Municipal, realizou o recolhimento dos entulhos com caminhão.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, efetuou busca ativa de possíveis doentes nas Unidades de Saúde da Família e coleta de sangue dos casos suspeitos de dengue. Além disso, os agentes de endemias realizaram borrifação (bloqueio químico) no povoado Minuim, com a finalidade de eliminar os mosquitos adultos.

É necessário salientar que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, só é possível desde que haja condições para a sobrevivência das suas larvas, que é a água parada, desta forma, a colaboração da população é indispensável para a remoção dos focos deste mosquito.

A caravana de combate à dengue irá desenvolver outras atividades preventivas durante o mês de maio, no município de Santa Brígida. A Secretaria Municipal de Saúde convida você para participar dos próximos mutirões. ESTA LUTA É DE TODOS NÓS!!!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: