Prefeitura de Santa Brígida consegue Unidade Básica de Saúde para o município

Autor: Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde

Fruto de uma busca intensa por parte da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Governo do Estado, que a população poderá contar em breve com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para melhor atendimento.

A instalação da UBS no município custará aos cofres públicos federais R$ 408 mil reais e será construída próximo à academia da saúde, num espaço cedido pela prefeitura.

De acordo com o Ministério da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Dentre tantos benefícios que uma UBS pode oferecer a seus usuários, especificamente às mulheres, está o teste de gravidez em tempo hábil. As Unidades dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo já garantem a confirmação da gravidez em apenas cinco minutos, quando normalmente leva-se de um a cinco dias para a conclusão do resultado.

Segundo a secretária municipal de saúde, Elisângela da Silva, no último dia 02 já foi creditado na conta da Secretaria Municipal de Saúde a primeira parcela da obra no valor de R$ 81 mil reais. A Secretaria Municipal de Infraestrutura - que acompanhará e fiscalizar toda a obra de construção da UBS -, já está providenciando junto à Secretaria de Administração e Finanças o processo licitatório, que deverá definir a empresa responsável pela obra.

Nessa UBS funcionará o Programa Saúde da Família (PSF) sede I, que hoje funciona em um prédio do Estado, porém, com instalações precárias. A nova UBS será um prédio moderno e com instalações satisfatórias, proporcionando bem-estar e garantindo acessibilidade tanto para os profissionais quanto para o usuário do sistema de saúde público.

A previsão é que nos próximos 90 dias as obras da UBS sejam iniciadas e mais um prazo de pelo menos 180 dias para sua conclusão.