Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Palestra sobre Saúde Mental e Adolescência no povoado Minuim

Autor: Fonte: NASF-AB


No ultimo dia (11) a equipe do NASF-AB realizou uma palestra sobre 'Saúde Mental e Adolescência' no Centro Educacional Antônio da Silva Feitosa, no povoado Minuim, na ocasião estavam presentes alunos e funcionários da instituição e foram abordados tópicos, como: mudanças psicológicas na adolescência, depressão, automutilação, prevenção do suicídio, entre outros temas.

Metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada. Em termos da carga da doença entre adolescentes, a depressão é a terceira causa principal. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. O uso prejudicial de álcool e drogas ilícitas entre adolescentes é uma questão importante em muitos países e pode levar a comportamentos de risco, como sexo inseguro ou direção perigosa. Transtornos alimentares também é motivo de preocupação.

Ao longo da vida, uma em cada dez pessoas precisará de cuidados de saúde mental. Mas se depender do atual ritmo de investimento no setor, muitos desses indivíduos não terão acesso aos serviços e profissionais de que precisam. É o que revela o novo Atlas de Saúde Mental 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS). Publicação defende criação de clínicas baseadas nas comunidades para universalizar atendimento.