Prefeito e equipe de Administração participaram de Encontro de Gestores em Paulo Afonso

Autor: Fonte Marcelo França/ASCOM

Com direito a bolo e "parabéns pra você", prefeitos e técnicos municipais da região celebraram nesta sexta-feira os 51 anos de fundação da União dos Municípios da Bahia (UPB). A comemoração ocorreu no encerramento do Encontro Regional de Orientação, uma oportunidade para conhecer os métodos e atuação dos órgãos de controle e debater ações de fomento ao desenvolvimento econômico local. O evento, realizado em Paulo Afonso no Memorial Chesf, é fruto da parceria da UPB com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), SEBRAE, secretarias estaduais do Trabalho (Setre) e da Administração (Saeb).

No encerramento a presidente da UPB, Prefeita Maria Quitéria, destacou a importância de levar ao interior da Bahia o conhecimento necessário para tornar a gestão pública mais eficiente. "O momento difícil pelo qual passa as prefeituras exige de nos gestores uma maior capacidade de buscar soluções. Até porque a legislação é dura e está aí para ser cumprida mesmo diante da absurda escassez de recursos".

O diretor adjunto da Escola de Contas do TCM/BA, Adelmo Guimarães, ressaltou que a capacitação cumpre o papel orientador do órgão. Segundo ele, os gestores e servidores municipais qualificados terão melhores condições de dar as respostas que a sociedade anseia. Opinião semelhante a do presidente da Associação de Prefeitos do Sertão Baiano (APSB) e prefeito de Santa Brígida, Carlos Clériston, que avaliou como positiva a experiência dos dois dias de encontro. "Acredito que aproxima as prefeituras dos órgãos de controle e de fomento ao levar informações para que nossos técnicos ajudem a melhorar os os procedimentos dentro das prefeituras, agilizando e evitando erros que penalizam o gestor. Então, é algo extremamente positivo não só do ponto de vista do TCM como também do Sebrae que ajuda a identificar oportunidades que os municípios, às vezes, têm e passa despercebido", avaliou.

O Encontro Regional ocorreu em dois dias, quinta e sexta, e contou com a participação de servidores de municípios dos territórios Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica, registrando também a presença dos prefeitos: Ena Vilma de Glória, que compôs a mesa de encerramento do evento, Genário Rabelo de Canudos, Irene Vieira de Antônio Gonçalves, Rita de Cássia de Chorrochó e do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, que abriu o evento no primeiro e precisou se ausentar para acompanhar a chegada da comitiva com tocha olímpica à cidade. No dias 27 e 28 de agosto, o Encontro Regional de Orientação será realizado em Jacobina, no Centro Norte baiano.