Caminhada e apresentações marcaram combate ao abuso e à exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Santa Brígida através da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou a Caminhada Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes! Em parceria com o SCFV, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Rede Municipal de Educação e CRAS.

A secretária de desenvolvimento Social, Lucilene Machado, reforçou a importância da ação. "Esta é uma mobilização muito importante na conscientização sobre combate ao abuso e à exploração Sexual contra crianças e adolescentes. Infelizmente o abuso de menores ainda é uma realidade em nosso país e precisamos cada vez mais nos unir no combate e sensibilizar as pessoas para que denunciem", destacou.A caminhada, que percorreu algumas ruas da cidade, saiu da Praça Prefeito Raimundo Santana Gomes e terminou na Praça Fé, também aconteceram diversas apresentações, pit-stop no qual buscou informar e conscientizar motoristas e motociclistas sobre o combate ao abuso e à exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, as Escolas Municipais: Mãe Ana, Pedro Batista e Luiz Eduardo Magalhães marcaram presença levando seus alunos e profissionais.

A ação marcou a mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de Maio, mas a conscientização segue sendo realizada nas escolas do município. O telefone para denúncias contra abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é o Disque Direitos Humanos, basta discar 100.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.