Prefeito de Santa Brígida, doa computadores, mesas, cadeiras e kits de materiais escolares, para a Oficina Manhã Literária

Autor: Antônio Galdino com informações de Marcos Antônio Lima

Na manhã do domingo 9 de julho, Marcos Antônio Lima, presidente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes - ASLA - e criador do Projeto Oficina Manhã Literária que funciona a cada 15 dias, no dia de domingo, no Anexo I do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, no Povoado Colônia, recebeu nesse povoado o Prefeito de Santa Brígida e também acadêmico da ASLA, Elton Carlos Magalhães e a Professora, Ivonete Martins, do Povoado Macambira, professora de Educação Física do Zumba e membro da ASLA, a técnica agrícola Sheila e o Sr. Damião Rosa, pai de um dos alunos desta Oficina Literária, para um momento bastante significativo para o Povoado Colônia e para o Projeto Manhã Literária.

O Prefeito Elton Magalhães, sensibilizado pelo esforço dos que desenvolvem esse projeto em seu município deslocou-se de Santa Brígida para este povoado, que fica a 15 quilômetros da cidade de Santa Brígida, para fazer a entrega de 2 computadores, 12 mesas com cadeiras e kits escolares contendo caderno, lápis, borracha, caneta e classificador para cada um dos alunos que participam desse Projeto Manhã Literária, material adquirido pela Prefeitura Municipal de Santa Brígida com recursos próprios do município, com assegurou o Prefeito Elton Magalhães.

A Oficina Manhã Literária é um projeto de incentivo à leitura e à escrita, criado em dezembro de 2019, em Santa Brígida, mais especificamente no Povoado Colônia, daquele município baiano, pelo escritor, poeta e acadêmico Marcos Antônio Lima que é o presidente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes.

A criação aconteceu logo após a realização do I Encontro de Escritores Santabrigidenses & Convidados, com o objetivo de promover além da escrita, oficinas paralelas de fomento à leitura, tendo como público alvo crianças, adolescentes e jovens.

Eles se reúnem aos domingos, a cada 15 dias, no Anexo I do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, no Povoado Colônia e ali são estimulados a desenvolver vários estilos literários como conto, cordel, poesia, fábula e crônicas.

E a experiência que começou com apenas alguns poucos participantes tem crescido bastante e hoje a Oficina Manhã Literária já reúne 25 alunos e tem revelado vários talentos e oportunizado o surgimento de novos escritores entre estes participantes da Oficina, que já têm participado de intercâmbios culturais em outros municípios da Bahia como também dos Estados de Alagoas e Sergipe e também de Antologias e Concursos Literários municipais e interestaduais.

É o que diz o criador desse projeto, Marcos Antônio Lima, membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso e membro, fundador e presidente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes - ASLA. E completa: "E assim vamos, todos juntos, semeando letras para colher, livros".

Em nota divulgada pelas redes sociais o coordenador da Oficina Manhã Literária reafirmou a sua gratidão ao prefeito municipal de Santa Brígida pelo seu gesto de apoio à cultura literária, como já havia feito no ato da entrega desse material.

"Muito obrigado, meu nobre amigo, confrade e prefeito municipal Elton Carlos Magalhães. A literatura agradece." Disse Marcos Antônio Lima.

Este site www.folhasertaneja.com.br e o Jornal Folha Sertaneja parabenizam também o prefeito Elton Magalhães pelo seu gesto e espera que atitudes assim sejam também tomadas por outros prefeitos da região e do Brasil, estimulando as crianças e jovens a descobrirem a riqueza da leitura e da escrita.

"Como presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA - de que também faz parte o acadêmico Marcos Antônio Lima, estaremos levando também este exemplo a cada um dos membros da ALPA. Os nossos aplausos e saudações acadêmicas". Disse o presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino da Silva.