Aula Inaugural marca abertura do Programa Escola em Tempo Integral em Santa Brígida

A Prefeitura de Santa Brígida, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer realizou no Ginásio Poliesportivo, aula inaugural para as turmas dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Mãe Ana e do 6º ano do Colégio Municipal Pedro Batista em tempo integral.

A iniciativa é uma forma de garantir o direito à aprendizagem e o pleno desenvolvimento do educando, através da ampliação da matriz curricular e jornada escolar como um avanço significativo para a diminuição das desigualdades educacionais e, consequentemente, para a democratização das oportunidades de aprendizagem.

A aula inaugural contou com a presença do Secretário de Educação Damião Torquatro, além dos coordenadores do Programa de Educação em Tempo Integral, Mário Moura e Maria Lúcia; Célia Braga e Geancleide Macedo, gestoras escolares do Colégio Municipal Pedro Batista;

Ana Célia, coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Pedro Batista; Elza Sandes, gestora escolar da Escola Municipal Mãe Ana; Maria de Lourdes e Nívea Maria, representantes do Núcleo Pedagógico, professores, monitores, estudantes e convidados.

Entre as diversas atividades, o evento contou com apresentação da Associação Cultural de Capoeira Artes Shallon. Os professores Joalysson e Diel proporcionaram aos educandos presentes jogos e brincadeiras. Houve também recital de poesias com as professoras Zélia Ribeiro, Maria Lúcia e Mário Moura, além de distribuição de brindes.

Para Damião Torquatro, a educação integral em tempo integral será muito importante para os estudantes, porque no extraturno eles poderão realizar atividades que trabalhem a dimensão emocional, intelectual, social e cultural e, finalizou pedindo que eles aproveitem esse tempo, essa oportunidade.

Sobre o Programa Escola em Tempo Integral

Atendendo a 40 estudantes na Escola Municipal Mãe Ana e 61 no Colégio Municipal Pedro Batista, totalizando 101 estudantes, no período da manhã eles tem acesso a Matriz Curricular da Base Comum e a tarde, os professores desenvolvem a parte ampliada (diversifica), nas Oficinas de Enriquecimento Curricular, trabalhando com Letramento em Ciências, Língua Portuguesa e Matemática, Práticas Desportivas, Cultura e Arteis.